Home Staging: o que é, e a importância na venda do teu imóvel

home staging

Se procuras vender a tua casa, Home Staging é a técnica que deves conhecer para tornar o teu imóvel mais atrativo e com maior probabilidade de destaque da concorrência.

Este conceito de que te vamos falar é, acima de tudo, uma técnica de marketing imobiliário que te irá permitir uma venda mais célere e, muito provavelmente, com maior retorno do que aquele que esperavas, devido à capacidade de valorização da casa que a torna mais atrativa aos compradores.

Vamos explicar-te o que é Home Staging e mostrar-te alguns exemplos do Home Staging antes e depois.

 

Home Staging: o que é?

Comecemos por responder à tão aguardada pergunta: O que é Home Staging?

É um conceito que nasceu nos anos 70 devido à grande oferta imobiliária daquela época, com o objetivo de tornar os imóveis mais atrativos para os compradores e, consequentemente, mais rápidos de vender, recorrendo, para isso, a técnicas utilizadas na decoração de interiores.

Os especialistas sobre Home Staging explicam que nem todas as divisões da casa têm a mesma importância e, por essa razão, deves concentrar esforços na valorização da decoração e organização daquelas divisões que são consideradas as mais importantes, como é o caso da sala, os quartos, em particular, o quarto principal, e, a cozinha.

 

Quais as vantagens da aplicação da técnica Home Staging?

No caso de ainda estares relutante no que toca à importância desta técnica Home Staging, deixamos-te algumas vantagens que têm sido verificadas por vendedores, consultores e demais intervenientes do setor imobiliário.

Valoriza o imóvel

Quando um imóvel está em perfeitas condições de habitabilidade e com uma decoração bonita, agradável e elegante, automaticamente é valorizado.

Melhora a promoção do próprio imóvel

Sendo a casa agradável à vista, com boas fotografias promocionais usadas nos anúncios, aprimora-se a promoção do imóvel.

Reduz o tempo de venda da casa

Se seguires criteriosamente todas as sugestões e aplicares a técnica do Home Staging vais ver que terás muitas mais pessoas interessadas na tua casa, e vais conseguir vendê-la mais facilmente.

 

Como aplicar a técnica Home Staging?

Confere estes exemplos que se seguem, de técnicas simples que podes aplicar na tua habitação.

Transforma cada divisão numa tela em branco. Para isso, deves despir a casa de objetos pessoais, como molduras com fotografias da família, coleções, prémios, ímanes no frigorífico, enfim, tudo aquilo que é importante para ti, mas que em nada contribui para que o potencial comprador que visita a casa sinta que aquele imóvel pode ser a sua nova casa.

Redecora a casa com tons neutros. As cores são uma forma de expressão da personalidade de cada um. Assim sendo, se a casa estiver com cores com as quais o potencial comprador possa não se identificar, este poderá, inconscientemente, perder algum interesse pela casa. Pelo contrário, os tons neutros transmitem a informação de que o potencial comprador conseguirá adaptar a casa à sua maneira. Os tons neutros também têm a capacidade de tornar a casa mais ampla e maior. Exemplo de tons neutros são, os brancos, bejes e cinzas.

Ilumina bem a casa. Uma casa bem iluminada é uma casa feliz. Transmite vivacidade e alegria. Dá preferência à luz natural, mas se não tiveres essa oportunidade, opta por lâmpadas de luz branca em toda a casa, à exceção dos quartos, onde podes colocar lâmpadas de luz amarela para tornar o cómodo mais aconchegante como este deve ser.

Confere a disposição do mobiliário e dos espaços de passagem. Outro fator muito importante na técnica do Home Staging são os espaços sociais e a ocupação do mobiliário. É importante que o mobiliário encaixe perfeitamente nos cómodos sem que estes fiquem pesados e sem amplos espaços de passagem.

Respeita a regra: less is more. Liberta os espaços de objetos que podem estar a pesar o ambiente. Tornar a casa mais leve é torna-la mais atrativa.

Limpar, refrescar e arejar. Estes são alguns passos básicos a ter em conta aquando do agendamento de uma visita ao imóvel. É importante que a casa esteja limpa e arrumada, arejada e até com algum cheiro que a torne acolhedora. Podes colocar um difusor, por exemplo.

Naturalmente, estas são apenas pequenas sugestões que tu próprio podes aplicar, no entanto, se achares que precisas de ajuda ou se, de facto, preferires o apoio de um profissional, podes, sem dúvida alguma, recorrer aos serviços de um atelier de decoração de interiores. Existem diversos ateliers especializados na técnica Home Staging.

 

Home Staging: antes e depois

O conceito de Home Staging chegou a Portugal há mais de uma década e mostra-se verdadeiramente em voga desde que passou a ser reconhecido como uma técnica eficaz na contribuição para a venda dos imóveis face à concorrência.

Até há alguns anos atrás, os consultores imobiliários dedicavam-se apenas à angariação de imóveis para venda e de potenciais compradores para os mesmos. Com o aumento da concorrência e uma maior preocupação com a estética de interiores e o bem-estar emocional de quem procura um lar, os consultores imobiliários passaram a incluir na sua rotina, a preparação do imóvel para a venda, tendo estes, vindo a verificar que esta preparação, que segue as bases do Home Staging, desencadeavam maior interesse nas visitas ao imóvel, diminuindo assim o tempo de venda deste. Desta forma, a preocupação com a preparação do imóvel tornou-se parte integrante do trabalho do consultor imobiliário.

Confere agora alguns exemplos Home Staging antes e depois, que te vão ajudar a visualizar os benefícios e a importância da aplicação desta técnica quando se pretende vender um imóvel.

home staging
Fonte: housers.com
Fonte: housers.com

 

Conclusões sobre Home Staging

O conceito de Home Staging visa essencialmente preparar um imóvel para o mercado imobiliário e tem-se revelado de extrema importância e relevância para o setor, pelo facto de proporcionar resultados que, de outra forma, não seriam tão rápidos e objetivos. Também é comum dizer-se que se trata de uma forma de marketing imobiliário, que na prática o é, e que, efetivamente, ajuda a vender o imóvel mais rapidamente e por um valor superior. Podes fazê-lo por ti próprio ou recorrer a especialistas que ajudarão a preparar o teu imóvel para a venda que tanto anseias. Boa sorte!

Continua a seguir o nosso blog para mais conteúdos como este e tantos outros que te poderão ser úteis tanto no que se refere à venda de imóveis como à compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.