Consultor de vendas de imóveis: As questões que deves colocar

consultor de vendas de imóveis

Se pretendes comprar ou vender casa e estás com dúvidas sobre contratar um consultor de vendas de imóveis, temos este outro artigo que te vai ajudar a decidir.

Se, pelo contrário, já tomaste a decisão de contratar um consultor imobiliário, continua a ler este artigo, pois vamos dar-te alguns insights relativamente às questões que lhe deves colocar, por forma a entrares no mercado, conhecedor dos detalhes mais importantes.

O mercado imobiliário gira em torno de uma certa complexidade própria, muita burocracia e muita incerteza. Aqui no blog, trabalhamos diariamente para simplificar esta linguagem e a tua entrada no setor, mas concordamos que ter a colaboração de um consultor de vendas de imóveis tem muitas vantagens.

Um consultor de vendas de imóveis é a pessoa que mais conhecimento acumulado tem sobre o setor, por isso, a pessoa que melhor te poderá ajudar. Ele conhece o mercado local e as leis e tem melhores ferramentas de divulgação e gestão de clientes.

Por isso, reunimos algumas questões que podes colocar a um consultor imobiliário para te aconselhares sobre a compra ou a venda do teu imóvel.

 

Questões a um consultor de vendas de imóveis se pretenderes vender casa

 

Quanto tempo um consultor de vendas de imóveis pode levar a vender a minha casa? & É correto fazer uma comparação de valor entre outras casas e a minha?

Conhecer o mercado da zona de residência, e, no que se refere aos preços praticados, é fulcral para uma venda de sucesso. Melhor do que ninguém, o consultor de vendas de imóveis conhece o público, as habitações daquela zona e os valores praticados. Faz estas questões ao consultor de vendas de imóveis para que possas organizar todo o processo, inclusive, o teu futuro no curto prazo.

 

Devo baixar o preço da minha casa para vender mais rápido?

O consultor imobiliário, tem conhecimentos suficientes para te responder a esta questão, tendo em conta que ele conhece o mercado da zona da residência melhor do que ninguém. No entanto, para definires o preço da tua casa, deves ter em atenção a sua avaliação. Sabe mais sobre a avaliação de imóveis aqui.

 

Que despesas acarreta a venda de um imóvel?

Em todas as transações comerciais há a obrigatoriedade de pagamento de impostos.

Pergunta ao consultor de vendas de imóveis por estes valores e demais despesas que possam existir.

 

Que documentos são necessários?

O consultor imobiliário, para além de te ajudar a encontrar um comprador, ajudar-te-á em todos os procedimentos da venda, inclusive a tratar da papelada. Ele saberá exatamente os documentos que são necessários.

 

Questões a um consultor de vendas de imóveis se pretenderes comprar casa

 

Como é a vizinhança? & Que serviços existem por perto?

O agente imobiliário conhecerá, certamente, toda a área que circunda o imóvel, assim como a localidade onde este se insere. Desta forma, ele conseguirá informar-te sobre serviços existentes, transportes disponíveis, comércio nas redondezas, e demais instituições que existam por perto.

 

Qual o valor do condomínio?

Esta é uma pergunta importante e que nem sempre é mencionada pelos vendedores, mas importante fazer ao consultor de vendas de imóveis. Existem várias despesas associadas ao processo e, no caso de se tratar da compra de um apartamento, incluem-se as estas despesas, o condomínio. Convém que estejas informado de todas estas despesas para avaliares as tuas condições financeiras antes de avançares com o negócio.

 

Existem perspetivas de (des)valorização?

São diversos os fatores que podem contribuir para a valorização, ou o oposto, de um imóvel. De entre as quais se pode referir a valorização da localização através de novas infraestruturas de transportes, comércio, lazer, etc, ou, as oscilações do mercado que dependem do nível da oferta e da procura.

O consultor de vendas de imóveis, no desempenho da sua função, mantém-se sempre ao corrente destes acontecimentos e oscilações de mercado, permitindo-lhe desta forma, prestar um bom e fundamentado aconselhamento.

 

De que forma a pandemia COVID-19 afetou o mercado?

Esta é uma “nova” questão, que se justificará questionar, devido à forte influência da pandemia em todos setores. O mercado imobiliário não foi exceção, tendo registado quebras de investimento, mas já apresentando sinais de recuperação. Questiona o teu consultor imobiliário sobre de que forma a pandemia poderá afetar a compra ou venda que tencionas fazer.

 

Conclusão sobre o que perguntar a um consultor de vendas de imóveis

Conforme já referimos, este mercado serve-se de uma especial complexidade que, para aqueles que não estão por dentro das suas especificidades, pode resultar num processo demasiado moroso. A contratação de um consultor de vendas de imóveis pode ser a chave para desbloquear todo o processo, obtendo aconselhamento e apoio no negócio.

Para saberes mais sobre o mercado imobiliário, consulta o nosso blog, onde encontrarás muitas informações que te poderão ser úteis.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *