Vender e comprar casa: tudo o que precisas saber sobre Mediação Imobiliária

comprar casa

Juntamos neste artigo, informações pertinentes sobre Mediação Imobiliária, que te vão ajudar a tomar decisões e a saber como agir para tornar o processo de comprar casa ou vender casa mais simples.

 

Para quem está a pensar vender ou comprar casa, o que é que, de facto, importa saber?

Apesar do que se poderia pensar, a pandemia COVID-19 não fez abrandar o mercado de compra e venda de casas neste período. O mercado imobiliário está em alta em 2021, e para o segmento residencial, o interesse pela compra e venda continua elevado.

 

Se pretendes comprar casa

Fica a saber que, na maioria das vezes, contactar a linha geral, poderá não ser uma boa ajuda. Isto porque, não existe um contacto imediato para recolha de informação pertinente, assim como não há sintonia entre o atendedor da chamada e o agente imobiliário, tornando inútil a chamada. Dá preferência ao contacto direto com o agente responsável pelo imóvel.

Tenta distinguir um vendedor de um simples “mostrador” de casas. Quem mostra vai apenas percorrer a casa contigo, muitas vezes nem a conhecendo convenientemente, mas quem vende, vai preocupar-se, antes de mostrar a casa, se ela se adequa àquilo que procuras, e em conseguir satisfazer as tuas necessidades.

Repara que, um bom agente imobiliário, vai, antes de tudo, tentar perceber quais as tuas motivações, as necessidades, condicionantes e disponibilidade financeira para que ele te consiga ajudar a encontrar a casa dos teus sonhos ao invés de, simplesmente te vender uma casa. Afinal de contas, esta é uma compra que acarreta muito valor emocional e por isso, a empatia e assertividade do agente são detalhes fundamentais.

Repara ainda que um especialista até poderá não conseguir responder a todas as tuas perguntas no momento, mas irá certamente, e de forma célere, obter as respostas para te dar. Um bom agente é sincero e transparente e por isso não irá comprometer-se com uma resposta que poderá não ser a correta.

Nota que, neste mercado, o cliente comprador não é, de facto, o cliente. O agente é contratado pelo vendedor da casa, e por essa razão tem que defender a negociação sempre a favor da pessoa por quem foi contratado, mas ainda assim, com o objetivo de encontrar a melhor solução para ambas as partes, desde que a solução negociada esteja dentro das condições a que o cliente vendedor está disposto a aceitar.

Sabe que, um agente profissional não trabalha sozinho. Existe por trás dele uma equipa de especialistas que te vão ajudar em todo o processo como se da casa deles se tratasse. A compra de uma habitação exige muita burocracia, e estes especialistas vão estar contigo até à assinatura da escritura, tornando tudo muito mais fácil de gerir para ti. Eles vão aconselhar-te, mostrar-te todas as opções de que dispões e as decisões que precisarás tomar.

 

Se pretendes vender casa

Desconfia do profissional que, de forma persistente, te liga para angariar a tua casa para venda. Se notares que fala da habitação sem mostrar interesse ou sequer fazer uma única pergunta desde o primeiro telefonema, certamente não tem as competências necessárias para priorizar as tuas necessidades.

Tem atenção às promessas demasiado aliciantes. Desconfia de frases como: “Temos cliente para a tua casa”, ou “conseguimos vender a casa em poucas semanas”, ou ainda, “conseguimos vender por um valor mais elevado” – pode estar a fazer promessas que dificilmente irá conseguir cumprir.

Fica atento àquele que cede a todas as tuas exigências na assinatura do acordo de promoção imobiliária. Se não explicar em detalhe o serviço e o valor, se não se importar de trabalhar com qualquer que seja a agência e se se sujeitar a baixas comissões – isto pode indicar ser um agente mediano, com falta de assertividade, o que pode vir a prejudicar a tomada de decisões importantes para ti

Nota que é possível que não te deem uma perspetiva de valor de promoção do imóvel na primeira reunião. E por boas razões assim o será. Significa que o agente é prudente e prefere fazer uma análise detalhada para posteriormente te fornecer informações mais precisas e sérias. Se, pelo contrário, um agente te der um valor, logo no primeiro contacto, deves ficar alerta pois não será uma informação precisa.

Deves esperar, como cliente que vai contratar um serviço de promoção imobiliária, que te seja disponibilizado um serviço adaptado de aconselhamento para preparação da operação de venda (para obtenção da melhor proposta), de representação na negociação, de tratamento da documentação, de apoio jurídico e de acompanhamento durante todo o processo. Se mais serviços te disponibilizarem, mais acompanhamento terás e por isso, mais fácil para ti será todo o processo de venda.

Na hora de decidir pela contratação de promoção imobiliária, vais ter de optar entre regime aberto ou exclusivo, sendo que quem trabalha com um só agente, garante um nível de serviço e acompanhamento diferentes.

 

Por fim, mas não menos importante

Não te esqueças que, tanto o processo de comprar casa como o de venda de uma habitação, exigem elevada burocracia e podem levar, em média, 6 meses para ficarem concluídos. Por esta razão, deves ter em consideração que o agente imobiliário é a pessoa com quem vais falar, provavelmente, numa base diária, durante todo este tempo. Fica atento, desde o primeiro contacto, ao trato e à comunicação do agente, porque nada será melhor para ti do que ter uma pessoa amigável, empática e cuidadora, para te ajudar neste processo.

Deixa uma resposta

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *