Seguro Multirriscos Habitação: Protege o teu lar

seguro multirriscos habitação

Descobre como o seguro multirriscos habitação pode salvaguardar a tua casa contra danos, incêndios e muito mais.

Quando o assunto é a nossa habitação, não podemos subestimar a importância de estarmos preparados para enfrentar imprevistos. Desde incêndios devastadores a assaltos inesperados, a nossa casa está exposta a uma variedade de riscos, cujos prejuízos – com um seguro multirriscos habitação – podem ser minimizados.

Há situações em que este seguro é obrigatório, mas não sendo, é igualmente essencial para garantir a proteção do nosso património. Neste artigo vamos ajudar-te a perceber em que situações o seguro multirriscos é obrigatório, vamos explorar as coberturas e benefícios deste tipo de seguro e dar-te algumas dicas que te permitirão escolher o melhor seguro multirriscos habitação, de acordo com as tuas necessidades.

Índice de Conteúdos

O que é um Seguro Multirriscos Habitação?
Seguro Multirriscos Habitação é obrigatório?
Seguro Multirriscos Habitação: O que cobre?
Qual o melhor Seguro Multirriscos Habitação?
Simulação Seguro Multirriscos Habitação
Uma dica

 

O que é um Seguro Multirriscos Habitação?

Um seguro multirriscos habitação é um tipo de seguro residencial que oferece cobertura abrangente para proteger uma habitação contra uma variedade de riscos e danos. É projetado para oferecer tranquilidade e segurança financeira em caso de eventos imprevistos. Como o próprio nome sugere, abrange uma multiplicidade de riscos que podem afetar a habitação, onde se inclui cobertura contra incêndios, roubos, danos causados por intempéries (como tempestades, inundações e ventos fortes), responsabilidade civil (danos causados a terceiros dentro ou em torno da propriedade) e até mesmo danos elétricos.

Para além disto, o seguro multirriscos pode oferecer coberturas adicionais, dependendo da apólice e das necessidades específicas do tomador do seguro. Essas coberturas extra podem incluir proteção contra quebra de vidros, assistência 24 horas, danos causados por impacto de veículos, entre outras. As coberturas e condições específicas podem variar entre as seguradoras, portanto, é importante reunir informações detalhadas sobre as opções disponíveis no mercado antes da tomada de decisão.

 

Seguro Multirriscos Habitação é obrigatório?

O seguro multirriscos habitação não é obrigatório, no entanto, é altamente recomendado e amplamente utilizado pelos proprietários de imóveis residenciais. Embora não haja uma obrigatoriedade legal, muitas instituições financeiras exigem a contratação deste seguro como parte das condições para a concessão de um crédito habitação; mesmo acontece com o seguro de vida. Isto ocorre como forma de proteger o investimento e diminuir o risco para o banco.

Por outro lado, o seguro contra incêndios – uma das coberturas do seguro multirriscos -, é obrigatório para um imóvel em regime de propriedade horizontal. Este cobre o risco de danos provocados no imóvel por incêndio e abrange as frações autónomas, assim como as partes comuns do edifício. O proprietário é responsável pela contratação do seguro para a sua fração, enquanto o condomínio contrata o seguro para as zonas comuns.

 

O que cobre?

O também conhecido como seguro de habitação cobre os danos causados no imóvel e no recheio da casa. É possível subscrever as duas coberturas separadas ou em conjunto. A Cobertura do Edifício cobre danos nas paredes e nas áreas comuns da propriedade. Neste caso, o seguro vai pagar uma indemnização para reconstruir ou reparar o edifício danificado. Na Cobertura do Recheio o seguro paga o valor da substituição dos bens que se encontrem dentro da propriedade, onde se incluem móveis, quadros, roupa, eletrodomésticos, joias, tapeçarias, obras de arte, entre outros.

Quanto aos riscos cobertos, as possibilidades são inúmeras, e cada um deve selecionar aquelas que lhe parecerem mais relevantes para o seu caso concreto.

  • Incêndio: seguro base e obrigatório;
  • Fenómenos da Natureza: danos causados por tempestades, quedas de raios, inundações, aluimento de terras e o choque de objetos projetados pela chuva, neve ou granizo;
  • Fenómenos sísmicos: danos causados por terramotos, maremotos ou erupções;
  • Danos causados por água: avarias na canalização ou sistemas de esgotos;
  • Furto ou roubo: danos causados aos bens seguros por pessoas não autorizadas à entrada, mesmo que o furto ou roubo não tenha sido consumado;
  • Riscos elétricos: danos em equipamentos e instalações elétricas, decorrentes de variações de tensão como curto-circuito.

Para além destas coberturas mais comuns, existem outras, consideradas como coberturas adicionais:

  • Privação de uso: cobre despesas de transporte, guarda de bens e estadia do tomador e família enquanto a casa estiver inabitável;
  • Substituição de chaves e fechaduras: paga estas despesas quando ocorre furto ou roubo;
  • Responsabilidade civil e familiar: Cobre danos e lesões corporais ou materiais causados a terceiros pelo tomador, o seu agregado familiar, empregados domésticos ou animais domésticos (com exclusão de cães perigosos ou potencialmente perigosos);
  • Assistência ao lar: inclui serviços de reparação, manutenção e bricolage de forma gratuita ou com preços mais vantajosos;
  • Apoio jurídico: em caso de roubo ou furto;
  • Assistência médica: sempre que, por sinistro, o estado de saúde do tomador o justificar.

 

Qual o melhor seguro multirriscos habitação?

As várias seguradoras disponíveis no mercado podem praticar valores semelhantes, mas diferir nas coberturas e noutros detalhes. Para escolher o melhor seguro multirriscos habitação deves comparar várias propostas e analisar todos os detalhes. Começa por escolher as coberturas que mais se adequam à tua situação; define o capital seguro – regra geral, deve ser proporcional ao valor de reconstrução do edifício ou de substituição dos bens; pede simulações de seguradoras diferentes.

O melhor seguro será sempre aquele que for mais adequado às tuas necessidades e ao teu orçamento familiar. Deves avaliar bem aquilo que podes precisar e aquilo que poderá ser supérfluo. No entanto, não abdiques de ter uma proteção robusta, já que esta resulta numa proteção do futuro da tua família, bem como dos teus bens.

 

Simulação Seguro Multirriscos Habitação

Depois de todas estas informações, para saber qual o melhor seguro de vida para a tua situação, podes efetuar uma simulação sem compromisso. Com a Real Vida Seguros tens a opção de escolher o capital e as condições que pretendes ter assegurado no teu seguro:

fabio.baptista@2porcento.pt

916261376

Vais poder avaliar as coberturas mais indicadas e o custo do seguro de vida.

 

Para terminar, uma dica…

Em situação de crédito habitação, a maioria dos bancos permite a contratualização do seguro multirriscos habitação noutra companhia de seguros sem que tenhas um agravamento no spread. Esta prática é semelhante ao que acontece com o seguro de vida associado ao empréstimo bancário. O fundamental é fazer as contas para perceber se compensa fazer o seguro com o banco ou diretamente com a seguradora.

Se estás nesta situação e procuras propostas de crédito habitação adequadas, pede uma análise ao teu caso ao imóvel.pt que te fornecerá as melhores e exclusivas propostas.

Avatar photo

Um comentário em “Seguro Multirriscos Habitação: Protege o teu lar

  1. Bom dia,
    Agradecia a vossa ajuda nestas questões:

    1: Pode um administrador aumentar o aumento dos custos da administração, imagino que foi acordado o aumento na reunião do condomínio (eu ainda não era proprietário) e também não está escrito em Ata e o valor cobrado no ano seguinte ao condomínio.

    2: Pode um documento assinado por 540% de valor do prédio para ser alterado a potência contratada mais baixa do contador do elevador porque está acima tecnicamente do necessário e assim baixar os custos da tarifa para bem dos condomínios que estava pronto a enviar ao administrador e entretanto ele realizou uma reunião extraordinária para travar o documento e assim foi ignorado na
    Assembleia e houve nova votação com 450% e assim foi anulada a alteração.
    Agradecia a vossa opinião.
    Muito obrigado pela atenção e vossa disponibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *