Consultor Imobiliário: Os motivos para contratar

Consultor Imobiliário

Se pretendes vender o teu imóvel, este artigo é para ti. Estamos aqui para acabar com as tuas dúvidas, no que toca à possibilidade de contratar um consultor imobiliário.

Vender um imóvel pode ser um processo desgastante, pelo tempo que é necessário despender, pelas questões legais e burocráticas e pelo conhecimento de mercado que se torna imperativo ter, caso contrário, ter-se-á mais dificuldade na venda da propriedade.

Recorrer a um consultor imobiliário irá, sem sombra de dúvidas, tirar-te muito peso das costas. Ele vai dedicar os seus dias à venda da tua casa e tratar de todo o processo por ti.

 

Confere a seguir os motivos pelos quais deves contratar um consultor imobiliário:

 

1. Conhecimento de mercado e identificação do público-alvo

Conhecer o mercado da zona da residência é um fator, se não o mais importante, para vender a habitação. É necessário conhecer o tipo de pessoas que habitualmente procuram habitações naquela zona, e o tipo de casa que preferem, para dessa forma adequar a estratégia a implementar. Outro fator primordial é o preço. É preciso adequar o valor da habitação ao valor daquele mercado.

Num curto espaço de tempo, o agente imobiliário irá definir contigo, a estratégia a implementar para a venda, no que se refere à estratégia comercial e de marketing, para que a venda aconteça no menor tempo possível e, sem perder de vista os critérios de definiste para o sucesso da venda.

Um consultor imobiliário experiente conseguirá facilmente identificar o público que procura o teu tipo de habitação, não atraindo, desta forma, visitas que nunca se converterão em venda.

 

2. Comunicação de venda

Existem várias formas de anunciar que um imóvel está à venda, que podem ser desde anúncios no portal imobiliário imóvel.pt, anúncios em jornais ou revistas especializadas, etc.

Neste campo, o consultor imobiliário é a pessoa que melhor saberá qual a plataforma ou método a usar para divulgar a tua casa, isto porque conhece os meios que o público-alvo usa para a procura de habitação e tem uma larga rede de contactos neste meio. Ele dispõe das ferramentas e conhecimentos necessários para potenciar a exposição do teu imóvel.

 

3. O consultor imobiliário vai avaliar corretamente o teu imóvel

E, para que a venda seja bem sucedida tem que ser feita uma avaliação ao imóvel. Desta forma, tu não ficarás prejudicado, nem o comprador pagará um valor que não seja o preço justo. Acontece com frequência, os proprietários não terem real noção do valor do seu imóvel, quer o seja por ligações emocionais, ou, por falta de conhecimento de mercado.

O consultor imobiliário tem experiência e dispõe de equipa especializada capaz de avaliar corretamente o teu imóvel e, adequar a venda.

 

4. Valorização e Identificação de mais-valias da habitação

Antes de colocar a casa à venda, o consultor imobiliário vai avaliar a necessidade de fazer melhorias à casa. Desde reparações, remodelações, redecoração ou mesmo obras profundas, estas poderão ser necessárias para que se consiga vender a casa.

O consultor imobiliário, conhecendo o mercado e o público-alvo saberá identificar aquilo que precisa ser feito ou modificado de forma a valorizar a casa, e desta feita, impressionar os possíveis compradores.

Aquando da visita das pessoas interessadas, ele conseguirá também encontrar os detalhes que valorizam a tua habitação e a torná-los uma mais-valia para aquela família.

 

5. Disponibilidade do consultor imobiliário

A população em geral vive uma época de muita azáfama diária e de muita informação acessível a todo o momento, e isso por si só, torna o consumidor mais preparado e mais exigente. Quem procura casa, vai querer vê-la de imediato, não fosse este, um bem de primeira necessidade, e por essa razão é preciso que se tenha disponibilidade imediata para fazer as visitas aos interessados na habitação. O consultor imobiliário estará em contacto permanente com os potenciais clientes, agendando e efetuando as visitas em tempo útil.

 

6. Procedimentos Contratuais e Processos Legais

O consultor imobiliário conhece todos os procedimentos e burocracias inerentes ao processo de venda de um imóvel.

Estes processos conseguem ser bastante maçudos pois acarretam necessidade legais, como é o caso do contrato de compra e venda. Um contrato de compra e venda deve conter, para além do valor acordado, cláusulas que definem as condições em que a venda ocorre, prazos, contingências, etc.

Estes procedimentos são um dos principais obstáculos para a maioria dos vendedores, que não detêm conhecimentos para o tratamento destas questões. Vê-se frequentemente a necessidade de colaboração com um advogado, que por vezes, poderá custar mais do que aquilo que se gostaria.

Ao decidires contratar um consultor imobiliário, este será o responsável pela redação deste contrato, visto que a própria Imobiliária tem o seu departamento legal capaz de dar resposta a todas estas questões burocráticas. Qualquer conselho legal de que necessites, o consultor imobiliário irá ajudar-te com prontidão.

 

7. Intermediação

O processo de venda de uma habitação implica o contacto com diversas pessoas ou entidades, e uma consequente dispensa de tempo na resolução das questões inerentes a todo o processo, falando-se com uns e outros a todo o momento.

Com um consultor imobiliário, passas esta carga de trabalhos para ele, que tem a disponibilidade, ferramentas e conhecimentos suficientes para conversar com os potenciais compradores, os avaliadores, as instituições bancárias, os advogados, as empresas de inspeção, e todos os demais intervenientes necessários para a consecução da venda do teu imóvel.

O consultor imobiliário será a única pessoa com quem terás que lidar, sendo que ele te irá manter a par de todo o processo. E por esta razão também é importante que simpatizes com o agente imobiliário, pois estarás em contacto diário com ele até que a venda se efetive.

No nosso blog encontrarás mais informação sobre mediação imobiliária, que acreditamos, te poderá ser útil.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *