Queres Remodelar Casa? Nós ajudamos-te com este Guia

remodelar casa

Todos passamos por uma altura da nossa vida em que as palavras Remodelar Casa, nos surgem no pensamento, por muito que não o queiramos. Talvez a casa esteja mesmo a precisar de uma reforma; ou porque vais vendê-la e precisas de fazer obras para valorizar o imóvel e conseguir vendê-lo mais facilmente; talvez tenhas comprado um imóvel antigo e decidido fazer as obras de remodelação por ti mesmo; ou até estejas a considerar fazer obras de adaptação a pensar na velhice. Qualquer que seja a situação que te tenha conduzido a este tema, precisas de te fazer várias questões e pensar bastante no assunto. Remodelar casa pode ser um trabalho duro, com custos elevados e é possível que não o consigas fazer sozinho.

Neste artigo vamos orientar-te, numa espécie de passo-a-passo para uma remodelação. Vamos ajudar-te a estruturar o pensamento e a orientar os trabalhos.

Aqui vai o teu Guia.

  1. Pensar fora da caixa, mas com os pés assentes em terra
  2. Planear as obras de remodelação
  3. Estimar e Planear custos da remodelação
  4. Considerar o apoio de profissionais
  5. Adaptar a remodelação ao estilo de vida
  6. Remodelar por cómodo
    • Remodelar cozinha
    • Remodelar casa de banho
    • Remodelar quartos e sala
  7. Outras informações úteis

 

Pensemos fora da caixa, mas com os pés assentes em terra!

Ser criativo faz-nos bem à alma, pôr em prática as nossas próprias ideias é gratificante e traz um sentido de concretização, mas não podemos esquecer-nos do nosso contexto e das limitações que tenhamos.

Em poucas palavras, é preciso ter consciência da carga de trabalhos que vai dar remodelar casa 🙂

Ora vejamos: poeira, móveis desmontados por todo o lado, pesquisar e escolher os materiais adequados, procurar pelos melhores preços. E se estivermos a viver na mesma casa que queremos remodelar, pode ser ainda mais difícil de gerir, mas não é impossível, e se estivermos determinados a fazer a remodelação da casa, ela vai acontecer e, no final, vai valer a pena.

Antes de tudo, tens que ganhar consciência daquilo que efetivamente é necessário fazer. Poderás estar a pensar numa remodelação só porque anseias dar um novo ar à casa? Nesse caso, talvez uma mudança na decoração seja o suficiente. Pensa nisso.

Outra questão: mantém-te criativo, mas realista. É possível que tenhas em mente a fotografia da casa dos teus sonhos, mas precisas considerar todas as características do teu imóvel para avaliar a possibilidade e a probabilidade de conseguires transformar a tua atual casa, na casa que tens em mente. Todos os detalhes contam, e pode acontecer de não conseguires fazer tudo aquilo que imaginas. Tens que considerar a arquitetura bruta da casa, o tipo de chão, o material que constitui as paredes e as janelas, devem ser substituídas ou não? Tens também que avaliar se as obras que pretendes fazer afetarão a canalização ou a componente elétrica da casa. Se for o caso, o processo de remodelar casa fica ainda mais moroso e, certamente, terás que contratar estes especialistas.

remodelar casa

 

Planear as obras para remodelar casa

O planeamento das obras de remodelação é importante ser feito para que não ocorram sobressaltos pelo caminho. Definir tudo aquilo que tem que ser feito, quais os materiais que têm que ser comprados e qual o budget que temos disponível é primordial. Podemos organizar as obras por etapas e/ou por cómodo para que tudo seja feito com pés e cabeça e dê o menos transtorno possível.

Usa uma tabela de Excel ou, para simplificar, papel e caneta, para esquematizares tudo e não te esqueceres de nada. Vê este exemplo:

Exemplo de um planeador de obras de remodelação da casa. Todos os dados são exemplificativos

Aqui começamos por:

  1. Definir para cada cómodo, o tipo de remodelação que queremos fazer. Pode ser uma remodelação simples, que implique apenas uma mudança de mobiliário e decoração, ou uma remodelação mais profunda onde se incluem obras no teto e paredes, por exemplo;
  1. Depois passamos a definir concretamente aquilo que queremos fazer em cada cómodo. Remodelações estas que podem ir desde o piso, ao teto, as paredes, janelas e portas, mobiliário e cerâmica (como as loiças de casa de banho), a decoração e a iluminação. Quanto mais específico fores, na definição das remodelações concretas, mais objetividade terás em todo o processo e mais facilmente conseguirás estimar um custo para remodelar casa.
  1. O passo seguinte é a pesquisa de materiais para remodelar casa. Se fores um completo leigo na matéria, a forma mais prática de te inteirares do assunto é procurares saber junto de quem tem contacto com o tema. Uma sugestão que resulta bem é ires até uma loja de bricolage ou produtos de construção e pedires aconselhamento junto dos funcionários. Basta explicares aquilo que pretendes fazer na tua casa e eles ajudar-te-ão a perceber como o fazer e que materiais usar. É, claro, também podes pesquisar na internet, mas conversar diretamente com alguém é menos penoso.

 

Estimar e Planear custos da remodelação

A partir daqui consegues começar a planear os custos de remodelar casa. Podes procurar em várias lojas ou na internet, pelos preços mais competitivos, mas não te esqueças de considerar a qualidade; por vezes, um preço muito baixo pode negligenciar a qualidade do material, e quando se trata de materiais e artigo para remodelar casa, queremos que estes mantenham a qualidade e durabilidade pelo máximo de anos possível. Para além desta pesquisa que podes fazer, existem simuladores online que poderão dar uma resposta mais objetiva. São eles:

Casa Viva

Melom

Querido Obras

remodelar casa

 

Considerar o apoio de profissionais

Sabias que colocar lã mineral térmica no teto falso ajuda a manter a temperatura daquele cómodo? Ou seja, se usares a lã mineral térmica, no inverno conseguirás manter a casa mais quente, e no verão, mais fresca.

Sabias também que usar LEDs ao invés das tradicionais lâmpadas pode ajudar-te a poupar 10€ anuais por cada ponto de iluminação? (fonte poupaenergia.pt) Se contarmos um mínimo de uma lâmpada por cómodo – 1 cozinha, 1 casa de banho, 1 sala, 2 quartos – terás uma poupança de 50€ anuais. É possível que a tua casa tenha mais cómodos ou mais focos de luz por cómodo; faz as contas às lâmpadas que tens em casa e vê a poupança que poderás obter.

Pois é! Para além destes detalhes, existirão muitos outros que só alguém que tem perfeito conhecimento no ramo das obras de remodelar casa, saberá e te poderá informar. Conforme seja o teu caso e o tipo de remodelações que pretendes fazer, terás que avaliar se é algo que consegues fazer sozinho ou se precisarás de ajuda de profissionais. Avalia a tua situação, com base no esquema que definiste a cima, e vê para que situações poderás precisar de ajuda.

 

Adaptar a remodelação ao estilo de vida

Compreendemos que tens a imagem da tua casa de sonho na cabeça e queres torná-la real, mas, mais uma vez, tens que ser realista e perceber se a casa que ambicionas funcionará bem no dia a dia da tua família. Se tens uma família numerosa, provavelmente quererás uma casa prática e ampla, com muita luz natural e cómodos confortáveis.

Por exemplo, a cozinha aberta para a sala de estar, é uma ideia que funcionará bem com a tua família? A casa de banho junto aos quartos é útil? E a quantidade de casas de banho? Deves pensar nisso tendo em conta o número de elementos da família. Gostas de receber família e amigos em casa? Isso pode influenciar a decoração e os espaços exteriores, por exemplo.

Há muito em que pensar ao remodelar casa e por isso, deves levar o tempo que precisares para definir o projeto, as remodelações a fazer, os materiais a usar e a ajuda que vais precisar.

 

Remodelar casa por cómodo

 

Remodelação da cozinha

Dependo da profundidade da remodelação que pretendas fazer, a cozinha pode ser a divisão cuja renovação pode implicar um maior investimento. Se a mudança inclui alteração ao pavimento e canalização, substituição de móveis e eletrodomésticos, pode realmente fazer escalar o budget. Por outro lado, podes apenas precisar de uns móveis novos e, nesse caso, não tem nada que saber.

 

Remodelar casa de banho

A remodelação da casa de banho pode ser tão dispendiosa quanto a cozinha. Se quiseres, igualmente, mudar o pavimento ou trocar a banheira por uma cabine de duche, prepara-te para gastar um dinheirinho. Se, por outro lado, queres só dar um refresh, pintar as paredes, trocar as torneiras e acessórios, alterar a decoração, será um processo simples e sem custos exagerados.

 

Remodelação dos quartos e sala

Ao remodelar o quarto a premissa deve ser torná-lo no teu santuário. O espaço mais íntimo e confortável onde renovarás as tuas energias todos os dias. Já a sala, deverá ser um espaço bem iluminado e preparado para o convívio diário da família.

Em ambos os cómodos poderás considerar, por exemplo, colocar teto falso com a tal lã mineral térmica e os focos de luz LED incorporados. Para além de a luz LED ser mais económica, estes focos LED têm demonstrado fazer parte das últimas tendências da decoração de interiores.

O piso flutuante também torna a casa mais aconchegante e existem até opções (mais caras, naturalmente) de pisos com uma componente térmica. Se a tua ideia é só trocar a cama e o colchão, pôr umas cortinas novas ou comprar uma poltrona, para mudar a decoração do quarto ou da sala, é muito mais simples e não tens muito com que te preocupares.

remodelar casa

 

Outras informações úteis

O tempo médio de duração das obras de remodelar casa pode ser muito distinto, dependendo da complexidade das obras que desejas fazer e do tamanho da casa. Mas para referência, podes contar com um período entre uma a trinta semanas.

Conforme o tipo de remodelação podes precisar de licenças. Por exemplo, se fizeres uma renovação exterior que implique o uso de andaimes, pode ser necessária uma licença de ocupação de via pública. Se houver muito lixo a ser gerado, deves pedir informações junto da Câmara Municipal acerca do destino a que lhe dar, por forma a não desrespeitares normas de proteção ambiental.

Se as tuas obras de remodelar casa implicarem a alteração à estrutura do imóvel, poderás ter que fazer a alteração à planta do imóvel.

Se vires que as tuas remodelações são apenas coisas simples que não obrigarão a burocracias, perfeito, menos transtorno e tempo despendido.

Ganha coragem, e põe mãos à obra. Estamos aqui pra ti 🙂

Deixa uma resposta

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *