Ser Consultor Imobiliário: profissão de futuro

Ser Consultor Imobiliário

Ser Consultor imobiliário não é sobre a venda de imóveis, mas sobre pessoas e o seu lar. Ser um bom Consultor Imobiliário não é só a pessoa que vende casas, mas sim, aquela que vê através delas. Aquela que procura realizar os sonhos de uma família e lhe encontra a casa que melhor se adequa às suas necessidades.

Aqui não se fala apenas de uma profissão, mas também, de uma missão de vida para a qual se preconizam mais do que habilidades de negociação, é necessária empatia, sentido de entreajuda e a importante componente humana das relações.

Muito se tem falado das perspetivas para o futuro desta profissão. Há aqueles que acreditam que a tecnologia vai substituir por completo a função do consultor imobiliário, outros, pelo contrário, acreditam que esta profissão continuará a ser exercida como até agora, e há ainda quem acredite que a profissão vingará com um misto das duas primeiras opiniões, ou seja, a profissão incorporará uma parte significativa de tecnologia que fará grande parte do trabalho do agente imobiliário apesar deste continuar a ser preciso para as visitas aos imóveis.

Vamos analisar ao detalhe a evolução desta profissão e as perspetivas para o futuro daquela que é considerada uma das mais antigas profissões do mundo:

Ser Consultor Imobiliário

 

Evolução societária e tecnológica

O mundo está em constante mudança, e todos os setores profissionais vêm-se obrigados a acompanhar essa evolução. Novas tecnologias, novas ferramentas, novas tendências, maior consumo, maior exigência, maiores necessidades.

Há, atualmente, uma grande especulação sobre as novas profissões do futuro, devido, não só, às consequências que a pandemia acarretou, mas também devido à evolução tecnológica que é, sem dúvida, o futuro.

Após um período de retração no setor imobiliário não fosse a crise pandémica, este setor já mostra sinais de uma excelente recuperação, mas não terá a mesma crise, desencadeado novas formas de trabalhar, novas tecnologias, que possam agora dificultar o retorno na íntegra, do agente imobiliário às suas funções?

Não fugindo à regra, o setor imobiliário tem que acompanhar todas estas mudanças, não fosse a procura por um lar, uma necessidade que nunca se extinguirá. Desta forma, não podemos achar que as tecnologias nos vão roubar de todo, as nossas profissões, porquanto, não nos podemos esquecer, que as relações interpessoais são a base da nossa existência; enquanto seres humanos, dependemos do convívio e da interação com os nossos semelhantes.

 

Desafios de ser consultor imobiliário

Com base nesta evolução da sociedade em geral, o consultor imobiliário deve estar em constante adaptação, tem que estar atento e ser proactivo, por forma a adaptar-se rapidamente às mudanças, tanto do setor, como dos próprios clientes, cujas necessidades também se moldam de acordo com a evolução da humanidade.

O consultor imobiliário deve ter uma forte capacidade de resolução de problemas, autonomia, agilidade e criatividade, e deve estar em formação constante nas áreas adjacentes ao setor, como é o caso do marketing imobiliário, da intermediação de crédito e de questões jurídicas. Esta é formação que pode ser obtida com a experiência, mas quanto maior preparação tiver o agente imobiliário, melhor desempenho e resultados obterá.

O estilo de vida flexível e a liberdade para definir os seus próprios horários, não devem soar apenas como vantagens ou aspetos positivos da profissão, mas, principalmente, como fatores de grande responsabilidade, uma vez que, sem esforço, empenho e dedicação os resultados não irão surgir.

De forma geral, a profissão de consultor imobiliário, apresenta níveis de rendimento acima da média e excelentes oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

A profissão de consultor imobiliário vive diferentes experiências todos os dias, seja pelos novos clientes, pelos novos imóveis ou pela partilha de conhecimentos com colegas e até clientes. É uma profissão de bastante dinamismo e até aquela que mais proporciona felicidade a estes profissionais – de acordo com um estudo da revista Forbes.

Ser Consultor Imobiliário

 

Razões pelas quais a carreira de ser consultor imobiliário pode ser a mudança que procuras

 

1. Desfrutar da liberdade

Na grande maioria das atuais profissões existem restrições, por vezes regras, que não te permitem ter a tão adorada flexibilidade. Enquanto ser consultor imobiliário, terás a autonomia necessária para gerir os teus trabalhos e horários da forma que te for conveniente e produtiva. Não é por acaso que esta profissão é das que concentra maior índice de felicidade.

 

2. Realização pessoal e profissional

Ser um bom consultor imobiliário é poder preencher a necessidade de sustento como a de realização. Nesta profissão, é possível escolher ter um negócio lucrativo e sentir-se realizado ao mesmo tempo, havendo um equilíbrio natural das dimensões pessoal e profissional.

Para além disso, ser um móbil de felicidade traduz-se na própria realização de ambas as dimensões.

 

3. Conhecer pessoas e histórias diferentes

Um imóvel tem sempre uma história para contar; um cliente tem a sua própria história de vida. As pessoas com quem se convive diariamente no desempenho das funções de agente imobiliário têm as suas experiências para partilhar. Nesta profissão não existem dias aborrecidos com as mesmas pessoas de todos os dias.

 

4. Aprendizagem contínua

Como em qualquer profissão é preciso, à priori, aprender sobre ela. No entanto, na profissão de Consultor Imobiliário, a aprendizagem é constante. A todo o momento se conhecem pessoas que sempre têm algo para ensinar (seja sobre a profissão ou não). Ao mesmo tempo, sendo uma profissão tão dinâmica e em constante evolução, é importante, para o desempenho de um bom trabalho, manter-se informado e com bastante know-how acumulado.

 

5. Ajudar pessoas e resolver problemas

Ser um Consultor Imobiliário de sucesso é ter a capacidade de ouvir os outros, compreender as suas necessidades e conseguir realizá-las. Ser Consultor Imobiliario pode ser muito mais que uma profissão, pode ser um propósito e uma paixão.

 

6. Ser um móbil de felicidade

Em todos os momentos, no decorrer das suas funções, o consultor imobiliário tem a oportunidade de fazer a diferença e participar num dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa. Um agente imobiliário tem o poder/capacidade de realizar os sonhos daqueles que o procuram.

Ser Consultor Imobiliário

 

Humanização da profissão de ser consultor imobiliário

Escolher um imóvel, não é só isso mesmo. Escolher uma casa, é escolher uma vida.

Acarreta uma elevada componente emocional, com que o agente imobiliário tem que fazer corresponder as expectativas. Tem que saber ouvir para além das palavras, tem que estar à frente do pensamento do cliente, como se do psicólogo deste se tratasse. Deve ser transparente e conseguir estabelecer uma relação de confiança com o comprador.

Comprar uma casa não é como comprar o mais diverso objeto. Da mesma forma, vender uma casa, não pode ser como vender o mais diverso objeto.

Havendo uma emoção associada, tem sempre que haver uma pessoa ao lado, para ajudar.

Um consultor imobiliário lidará com os mais variados desafios, e por essa razão tem que ser produtivo, empreendedor e diferenciador, não só para ser capaz de realizar os sonhos do seu cliente, mas também para que este o tenha como o profissional a preservar e recomendar, construindo desta forma, uma carreira no ramo imobiliário.

 

Ser Consultor imobiliário, é certamente uma profissão de futuro.

Acreditamos que apesar de todas as evoluções tecnológicas que possam ocorrer, a nossa espécie será sempre um ser emocional, que por mais que tente, não conseguirá satisfazer tais necessidades apenas com recurso à tecnologia ou outras ferramentas de trabalho.

Um bem-haja a todos os consultores e a todos aqueles que pretendem fazer a diferença na vida de alguém.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *