Como tirar fotos de imóveis para venda

Como tirar fotos de imóveis para venda

As fotografias do anúncio do teu imóvel são o primeiro contacto que o potencial cliente terá quando está na busca de uma casa pra si. Por essa razão, estas devem ser apelativas e potenciadoras do interesse na habitação. Neste artigo vamos mostrar-te como tirar fotos de imóveis para venda de boa qualidade e que evidenciem as qualidades da casa.

A preparação do anúncio do teu imóvel, inclui, entre outras coisas, a descrição da casa e a inclusão de fotografias que validem a exposição efetuada e forneçam uma real ilustração do imóvel. Quando anuncias a venda da casa em sites como o imóvel.pt tens que colocar fotografias da casa, e estas devem ter características que façam aumentar o interesse do potencial comprador na tua casa. Vejamos que características são estas.

 

Como tirar fotos de imóveis para venda em 6 passos:

 

Organização do ambiente antes de começares a tirar fotos de imóveis

Naturalmente, para a casa evidenciar as suas qualidades, deve estar limpa e organizada. Fotografias que mostrem desorganização, como objetos espalhados pela casa ou uma cozinha desarrumada, não abonam a favor. Estes detalhes, além de anularem a potencialidade estética da fotografia e da casa, vão fazer com que o potencial comprador não se sinta atraído pela habitação. Antes de tirar fotos de imóveis para venda, certifica-te de que a casa está em ordem.

Como tirar fotos de imóveis para venda

 

Home Staging

Esta é uma técnica que podes aplicar no seguimento da organização da casa, que mencionamos a cima antes de começares a tirar fotos de imóveis. A técnica do Home Staging, muito comum na fotografia imobiliária e no mercado imobiliário, é usada para preparar um imóvel para a venda usando princípios do design de interiores e do marketing imobiliário. Tem-se demonstrado um passo importante para o sucesso da venda de imóveis, devido ao facto de ser um processo que transforma a casa num produto, mas atendendo também à componente emocional que se pretende despertar no potencial comprador, transmitindo-lhe que aquela habitação pode ser o seu próximo lar. Detalhes como a despersonalização da casa, a escolha das cores que a caracterizam, os elementos decorativos, são coisas a ter em conta durante este processo de home staging. Podes saber mais sobre este tema, no link sublinhado a cima ou aqui.

Como tirar fotos de imóveis para venda

 

Iluminação

Na altura de fotografar a casa, ter uma boa iluminação é essencial, para que as fotografias fiquem nítidas e realistas. Opta por fotografar com luz natural para reforçar as potencialidades e cada detalhe da casa, e, também para tornar as fotografias mais apelativas.

Como tirar fotos de imóveis para venda

 

Dispositivo fotográfico para tirar fotos de imóveis

Nos dias que correm, um telemóvel pode tornar-se uma câmara fotográfica para tirar fotos de imóveis para venda, mas se dispões desta última tanto melhor. Quanto melhor qualidade tiver o equipamento fotográfico, melhor qualidade terão as fotografias, e consequentemente, mais atrativo será o teu anúncio.

Como tirar fotos de imóveis para venda

 

Tecnicidade fotográfica (o ângulo da fotografia)

O ângulo que usas ao tirar fotos de imóveis para venda, é um detalhe do qual depende toda a qualidade desta. A escolha de um mau ângulo pode resultar numa má fotografia. Opta pelo formato horizontal ao invés de vertical pelo facto de que, este último, tende a desconfigurar o ambiente e a ocultar detalhes importantes do cómodo. Evita tirar fotos de cima para baixo ou vice-versa pois, nestas posições a fotografia pode revelar uma ideia errada do espaço. O melhor posicionamento será com a câmara na horizontal e à medida do peito. Desta forma conseguirás um resultado mais realista. Se entenderes, podes tirar várias fotografias ao mesmo espaço, mas em pontos diferentes do cômodo, para que o potencial comprador tenha uma visão 360º.

 

Edição final da fotografia

Este não é um aspeto essencial, tendo em conta que uma grande maioria de pessoas não tem conhecimentos técnicos e informáticos para fazer edição de fotografias. No entanto, nos dias que correm existem aplicações disponíveis para o telemóvel e computador muito práticas, simples de usar e gratuitas como o Canva.com, que te permitirão dar um aspeto mais profissional e cuidado à fotografia. Se tiveres um orçamento maior e experiência avançada, o programa Adobe Photoshop é sem duvida o melhor e mais famoso para deixar as tuas fotografias mesmo naquele ponto. Mas se não o fizeres, não há problema, desde que tenhas cumprido os critérios que referimos anteriormente neste artigo 😉

Canva.com

Continua a ler mais sobre a venda e anúncio de imóveis no nosso blog.

Votos de boas fotografias 🙂

Deixa uma resposta

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *