Leasing imobiliário: Fica a par da alternativa ao Crédito habitação que poucos conhecem

leasing imobiliário

Em Portugal são cada vez mais as famílias que preferem comprar casa ao invés de arrendar, mas não conseguindo suportar as despesas iniciais do Crédito Habitação, acabam por recorrer ao arrendamento. Com este artigo vimos apresentar-te uma alternativa ao Crédito Habitação pouco conhecido pelos portugueses – o Leasing Imobiliário. Continua a ler para saberes do que se trata, conheceres as condições e todas as informações que consideramos relevantes.

Índice de Conteúdos

O que é o Leasing Imobiliário
Como funciona e quais os prazos
Leasing Imobiliário versus Crédito Habitação
Vantagens e Desvantagens do Leasing Imobiliário
Simulador Leasing Imobiliário

 

O que é o Leasing Imobiliário

O leasing imobiliário é uma forma de financiamento de um imóvel, a médio ou longo prazo, acordada com recurso a um contrato de locação financeira. No Direito a palavra locação é usada para designar um contrato pelo qual uma das partes se obriga a proporcionar à outra o usufruto temporário de um bem, mediante retribuição. À priori pode parecer um modelo semelhante ao arrendamento, no entanto, existe uma diferença substancial. No leasing imobiliário, após o prazo estabelecido no contrato, é dada ao locatário a opção de adquirir o imóvel pelo valor residual, ou seja, o valor do imóvel subtraído do total das rendas pagas até à data.

De forma sucinta, o Locador (entidade financeira) cobra uma renda ao Locatário (cliente, particular ou empresa), que fica com a opção de compra do imóvel no final do contrato.

 

Como funciona e quais os prazos

No Leasing Imobiliário, o financiamento é de 100% do valor do imóvel, incluindo ainda as despesas com escrituras e registos. Em Portugal, o prazo dos contratos de leasing varia entre 7 e 30 anos, desde que o locatário não atinja, durante esse período o limite máximo de 75 anos de idade. Desta forma, e tendo um prazo de contrato mais reduzido que a maioria dos créditos para a comprar casa, a renda mensal poderá resultar num encargo mais elevado, comparativamente com o Crédito Habitação.

O Leasing Imobiliário funciona da seguinte forma:

  1. A instituição bancária (locador) cede um imóvel ao cliente locatário (particular ou empresa), celebrando-se um contrato de locação financeira;
  2. O locatário procede ao pagamento de uma renda ao proprietário do imóvel durante o prazo estipulado no contrato;
  3. No final do prazo contratado, o locatário decide sobre a opção de compra do imóvel.

De referir que, durante a vigência do contrato, a propriedade do imóvel mantém-se sob o locador. Apenas se, no final do contrato, o locatário decidir pela opção de compra, se passará a propriedade para o nome deste.

 

Leasing Imobiliário versus Crédito Habitação

Com um Crédito Habitação, o cliente fica obrigado a respeitar o pagamento da mensalidade acordada até à extinção da dívida. Pelo contrário, no Leasing Imobiliário, o locatário (cliente) pode decidir a qualquer momento cessar o contrato (na verdade, como se de um arrendamento se tratasse), sem a necessidade de finalizar o pagamento do valor total do imóvel.

 

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

  • Ideal para quem possui capital inicial limitado;
  • Segurança e agilidade;
  • Condições contratuais flexíveis;
  • Isenção de Imposto de Selo;
  • Facilidade de inclusão do IMT no valor global de financiamento;
  • Juros das rendas aceites como custos para efeitos fiscais;
  • Possibilidade de sublocação do imóvel a terceiros.

Desvantagens:

  • O término antecipado do contrato obriga ao pagamento do IMT;
  • Em caso de incumprimento, o banco tem mais facilidade na recuperação do imóvel;
  • Não há isenção de IMI para os locatários;
  • O leasing para particulares ainda não é uma opção disponibilizada por todas as instituições bancárias;
  • As intervenções necessárias na habitação (exceto obras profundas) ficam a cargo do locatário;
  • Os imóveis disponíveis para leasing imobiliário são locados pelos bancos, pelo que as opções de escolha são reduzidas.

 

Simulador Leasing Imobiliário

As entidades bancárias não disponibilizam um simulador leasing imobiliário online. No entanto, podes ler toda a informação que estas disponibilizam nos seus websites:

Leasing BPI
Leasing Montepio
Leasing Santander
Leasing Novo Banco
Leasing Crédito Agrícola
Leasing Caixa Geral de Depósitos

Embora o Leasing Imobiliário seja uma excelente solução para quem não possui capital inicial disponível, esta pode resultar num esforço mensal mais elevado, comparativamente com o Crédito Habitação. Ainda assim, vale a pena avaliar esta possibilidade.

Vai até ao teu banco e pede uma simulação para ambas as situações (leasing e crédito) e analisa qual a mais vantajosa para ti. Não te esqueças que nem todos os bancos têm opção de leasing imobiliário para particulares. Poderás ter que procurar noutros bancos.

Este artigo foi-te útil? Visita o nosso blog para mais conteúdo deste género.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *