Quando pensamos em construir um imóvel, o primeiro passo está sempre no Levantamento Topográfico. Assim sendo, a tomada de consciência da relevância deste estudo torna-se fundamental. Neste artigo vais ficar a saber o que é um Levantamento Topográfico, para que serve, como pode ser realizado, quanto pode custar, entre outras informações úteis.
Índice de Conteúdos
A Ciência Topográfica
O que é um Levantamento Topográfico
Como é feito o Levantamento Topográfico
Quais as aplicações e importância
Por quem pode ser realizado
Quanto custa um Levantamento Topográfico
Como contratar o serviço
A Ciência Topográfica
A topografia é a ciência que estuda as características da superfície de um determinado terreno, fornecendo os instrumentos e métodos a utilizar na obtenção da representação gráfica de uma porção da superfície.
Segundo a definição de Topografia, esta corresponde à descrição exata e minuciosa de um lugar representando no papel a configuração de um terreno com todas as características de relevo e todas as medidas entre pontos notáveis existentes.
O que é um Levantamento Topográfico
O Levantamento Topográfico diz respeito à medição e representação em planta, de todas as características da superfície de um terreno. Inclui todas as informações daquilo que existe no local e na sua envolvente, como estradas, ruas, caixas de saneamento, marcos-limite, declives, entre outras. Pode ser realizado a várias escalas (1/1000, 1/500, 1/200, 1/100) dependendo das necessidades. Estas escalas aumentam ou diminuem conforme o tamanho dos terrenos e a exigência quanto aos pormenores.
O Levantamento Topográfico é um estudo que pode ser de dois tipos: planimétrico e altimétrico. Dependendo do tipo de empreendimento a ser construído e dos motivos pelos quais o estudo topográfico é necessário, diferentes informações deverão ser mapeadas. Em alguns casos são suficientes apenas as projeções horizontais, ou apenas os relevos, mas há outras situações em que se vê necessário um levantamento topográfico mais completo.
O Levantamento Topográfico Planimétrico caracteriza-se pela medição das projeções horizontais que definem a área do terreno. Este tipo de levantamento é usado, principalmente, para determinar os limites de um terreno, e, frequentemente, utilizado para processos de regularização imobiliária onde se pretende confirmar se um terreno possui realmente a medida e área total que está descrita na matriz.
Por outro lado, o Levantamento Altimétrico consiste na representação do relevo de um terreno, registando a sua morfologia. Detalha ainda informações como a presença de vegetação, relevo com curvas de nível, muros, ruas e construções em redor.
Juntando estas duas tipologias obtém-se o Levantamento Topográfico Planialtimétrico, o mais completo estudo, necessário para a elaboração de projetos de novos empreendimentos, servindo como base para o trabalho de arquitetos e engenheiros, além de ser uma exigência de órgãos fiscalizadores para aprovação do projeto.
Como é feito o Levantamento Topográfico
Para fazer um Levantamento Topográfico, os profissionais desta área utilizam uma unidade de sistema de posicionamento global (GPS) e um teodolito de estação total que é um instrumento de precisão ótico que mede ângulos verticais e horizontais. Para executar a medição e o alinhamento dos ângulos, estes equipamentos exigem a presença de, pelo menos, duas pessoas.
Os teodolitos devem ser calibrados segundo normas específicas e os profissionais que os usam têm de fazer provas dessa calibração para que o estudo seja executado com precisão e o mapa topográfico daí resultante seja considerado válido.
Quais as aplicações e importância
Um Levantamento Topográfico é fundamental para o registo do imóvel em cartório, para o licenciamento camarário de obras e, mais tarde, para auxiliar a execução dos trabalhos de construção.
A topografia pode ajudar na escolha do terreno perfeito. Com o estudo prévio em mãos, o engenheiro pode avaliar as reais condições de forma e relevo, ao conhecer todas as dimensões do terreno. Desta forma, o engenheiro terá a documentação que servirá de base para a análise da viabilidade da obra pretendida.
Por outro lado, na fase de projeto, o estudo topográfico permite ao arquiteto aferir a presença de elementos que podem condicionar a construção, como, por exemplo um ribeiro que passe na propriedade, uma elevação no terreno que possa ser removida, ou uma inclinação que possa condicionar, não só, a forma da casa, como também o abastecimento de água. Este documento auxiliará a elaboração dos planos para a infraestrutura, visto que apresenta informações precisas de todas as condicionantes do terreno e seus limites.
Este Levantamento Topográfico vai acompanhar o projeto desde o estudo até à finalização e controlo da obra, incluindo a sua execução e os trabalhos de fiscalização.
Por quem pode ser realizado
Os topógrafos são os técnicos habilitados à realização de um Levantamento Topográfico. Em Portugal, os topógrafos têm que ser certificados, nos termos da lei, pela Direção Geral do Território que habilita os profissionais para o exercício da profissão.
Quanto custa um Levantamento Topográfico
O custo de Levantamento Topográfico pode variar consoante o tipo de estudo necessário e o técnico/entidade que o realiza. A área a cartografar, a geometria do terreno, o tempo estimado e a zona do país são também variáveis que influenciam o custo do levantamento topográfico.
O ideal será contactar um técnico ou entidade e solicitar um orçamento, mas para referência, os valores podem variar entre 200€ e 1000€ (fonte: Habitissimo).
Este artigo foi-te útil? Deixa-nos saber nos comentários.