
Para complementar o artigo que dá orientações sobre como calcular o IRS, vimos agora apresentar as tabelas de retenção de IRS que poderás descarregar em Excel e que te ajudarão com as contas. Poderás usar o simulador IRS 2021, ou fazer as tuas próprias contas, conforme te sugerimos no artigo acima mencionado.
A Autoridade Tributária disponibiliza anualmente as tabelas de retenção de IRS a aplicar que te ajudarão a perceber as tuas tributações, no caso de trabalho dependente. Podes fazer o download destas tabelas Excel, aqui.

Irás perceber que existem três ficheiros. Se a tua residência for no Continente, deverás ter em consideração o ficheiro com o mesmo nome; se fores das Ilhas dos Açores ou Madeira, consideras o ficheiro correspondente a essa região.
Depois disso, deves considerar as tabelas que se apresentam, mas apenas aquela que corresponderá à tua situação fiscal. As tabelas dividem-se entre:
- Não Casado
- Não Casado – Deficiente
- Casado Único Titular
- Casado Único Titular – Deficiente
- Casado Dois Titulares
- Casado Dois Titulares – Deficiente
Algumas notas:
i) A informação relativa à remuneração mensal, respeita ao vencimento base, ao qual deverás cruzar com o número de dependentes a teu cargo para verificares qual a taxa de retenção na fonte de IRS que te é aplicada;
ii) Se fores casado, existem duas situações distintas: aquela em que fazes o IRS sozinho – Casado Único Titular, e a situação em que fazes IRS em conjunto com o teu cônjuge – Casado Dois Titulares. No caso de não seres casado só podes considerar as tabelas para esse efeito;
iii) No caso de haver uma deficiência já relatada, as tabelas a ter em consideração deverão ser as que fazem essa referência;
iv) Na segunda folha apresentada em cada Excel, estão as tabelas de retenção na fonte aplicáveis aos pensionistas.
Simulador IRS 2021
Com esta informação já te é possível apurar o valor anual de retenção na fonte de IRS que necessitas para desenvolver os cálculos que apresentamos no artigo acima mencionado.
Lembramos-te dos passos:
1. Apuramento do rendimento para cálculo do imposto a pagar
Rendimento bruto – deduções específicas = Rendimento coletável
2. Cálculo dos benefícios com deduções à coleta
Rendimento coletável x Taxas de IRS = Coleta
3. Imposto final a receber ou a pagar
Coleta – Deduções – Retenções = IRS
Também é possível fazer uso do simulador IRS 2021 online, disponibilizado pela Autoridade Tributária, aqui, que estará disponível quando abrirem os prazos para submissão da declaração de rendimentos relativos a 2021.
Aproveitamos para te dar a informação de que as tabelas de retenção na fonte de IRS para os rendimentos de 2022 já começaram a ser disponibilizadas, apesar de ainda só estar disponível a tabela a aplicar ao Continente. No mesmo link poderás ter acesso às mesmas.
Para qualquer dúvida, deixa-nos o teu comentário que teremos muito gosto em ler e dar resposta.
Boas contas!