Simulador IRS 2021 Excel para fazeres download

simulador IRS 2021

Para complementar o artigo que dá orientações sobre como calcular o IRS, vimos agora apresentar as tabelas de retenção de IRS que poderás descarregar em Excel e que te ajudarão com as contas. Poderás usar o simulador IRS 2021, ou fazer as tuas próprias contas, conforme te sugerimos no artigo acima mencionado.

A Autoridade Tributária disponibiliza anualmente as tabelas de retenção de IRS a aplicar que te ajudarão a perceber as tuas tributações, no caso de trabalho dependente. Podes fazer o download destas tabelas Excel, aqui.

Fonte: Autoridade Tributária

Irás perceber que existem três ficheiros. Se a tua residência for no Continente, deverás ter em consideração o ficheiro com o mesmo nome; se fores das Ilhas dos Açores ou Madeira, consideras o ficheiro correspondente a essa região.

Depois disso, deves considerar as tabelas que se apresentam, mas apenas aquela que corresponderá à tua situação fiscal. As tabelas dividem-se entre:

  • Não Casado
  • Não Casado – Deficiente
  • Casado Único Titular
  • Casado Único Titular – Deficiente
  • Casado Dois Titulares
  • Casado Dois Titulares – Deficiente

Algumas notas:

i) A informação relativa à remuneração mensal, respeita ao vencimento base, ao qual deverás cruzar com o número de dependentes a teu cargo para verificares qual a taxa de retenção na fonte de IRS que te é aplicada;

ii) Se fores casado, existem duas situações distintas: aquela em que fazes o IRS sozinho – Casado Único Titular, e a situação em que fazes IRS em conjunto com o teu cônjuge – Casado Dois Titulares. No caso de não seres casado só podes considerar as tabelas para esse efeito;

iii) No caso de haver uma deficiência já relatada, as tabelas a ter em consideração deverão ser as que fazem essa referência;

iv) Na segunda folha apresentada em cada Excel, estão as tabelas de retenção na fonte aplicáveis aos pensionistas.

 

Simulador IRS 2021

Com esta informação já te é possível apurar o valor anual de retenção na fonte de IRS que necessitas para desenvolver os cálculos que apresentamos no artigo acima mencionado.

Lembramos-te dos passos:

1. Apuramento do rendimento para cálculo do imposto a pagar
Rendimento bruto – deduções específicas = Rendimento coletável

2. Cálculo dos benefícios com deduções à coleta
Rendimento coletável x Taxas de IRS = Coleta

3. Imposto final a receber ou a pagar
Coleta – Deduções – Retenções = IRS

Também é possível fazer uso do simulador IRS 2021 online, disponibilizado pela Autoridade Tributária, aqui, que estará disponível quando abrirem os prazos para submissão da declaração de rendimentos relativos a 2021.

Aproveitamos para te dar a informação de que as tabelas de retenção na fonte de IRS para os rendimentos de 2022 já começaram a ser disponibilizadas, apesar de ainda só estar disponível a tabela a aplicar ao Continente. No mesmo link poderás ter acesso às mesmas.

Para qualquer dúvida, deixa-nos o teu comentário que teremos muito gosto em ler e dar resposta.

Boas contas!

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *