Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal: como obter e interpretar

mapa de responsabilidades do banco de portugal

O Banco de Portugal (BdP) dispõe de vários mecanismos de supervisão do sistema financeiro nacional, onde se incluem a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC). Neste âmbito o BdP identifica, perante o sistema, os bons e os maus pagadores, através de um documento disponível para os próprios e para as instituições de crédito. Falamos do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, um documento que lista todos os créditos contratados pelo consumidor e a situação em que se encontram. Vejamos outras informações disponibilizadas e como interpretá-las. Também te explicamos como obter o teu mapa.

Índice de Conteúdos

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Qual a informação presente no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal?
Como ler o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Como Consultar Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
Qual a importância do Mapa de Responsabilidades?

 

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

A Central de Responsabilidades do Banco de Portugal dispõe de informações de todas as pessoas com créditos bancários ativos – fianças, cartões de crédito ou empréstimos bancários. Por forma a gerir e centralizar a informação, é disponibilizado para consulta, o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, aos próprios consumidores e às entidades bancárias, no âmbito de um pedido de financiamento.

Este Mapa inclui informações sobre as responsabilidades de crédito superiores a 50€ que um consumidor tem nas diversas instituições de crédito. Estas informações são comunicadas pelas próprias instituições numa base mensal.

Apesar de o BdP conservar a informação por cinco anos, o mapa apenas diz respeito aos dados do último mês. Isto quer dizer que se eventualmente houve um mês cujo pagamento da prestação falhou, não ficarás com o rótulo de incumprimento (desde que a situação tenha sido, entretanto, regularizada – refletindo-se no mapa do mês seguinte).

 

Qual a informação presente no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal?

O Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal contém um conjunto diverso de informações, nomeadamente:

  • Existência de Crédito Habitação, Crédito Automóvel ou outro, atualmente em vigor;
  • Informação sobre a situação de cumprimento ou incumprimento de cada um dos créditos;
  • Informação sobre as datas em que os empréstimos foram contraídos e da data em que terminam;
  • Valor total em dívida em cada um dos créditos contraídos;
  • Valor das prestações e da respetiva periodicidade de cada um dos créditos;
  • Montantes em dívida e por utilizar dos Cartões de Crédito;
  • Eventuais garantias prestadas para a obtenção de financiamento, por exemplo, hipoteca sobre imóvel;
  • Valor de eventuais descobertos bancários.

 

Como ler o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

A informação presente no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal está dividida em duas partes. Na primeira, apresenta informação detalhada, reportada por cada instituição com a qual o consumidor tenha uma relação. Na segunda parte apresenta-se o quadro síntese, onde a informação é agregada por tipo de responsabilidade, ao invés de por entidade.

Na parte correspondente à informação detalhada, é possível encontrarem-se os seguintes dados:

  • Identificação do Titular: Nome e NIF do titular do Mapa;
  • Tipo de responsabilidade: informa se o consumidor é devedor, avalista ou fiador;
  • Produto financeiro: a que tipo de produto corresponde aquela responsabilidade;
  • Tipo de negociação: informa se o contrato é novo, se teve origem numa renegociação por incumprimento do contrato inicial, ou se se trata de um contrato com renovação automática;
  • Litígio judicial: informa se existe alguma ação judicial pendente, seja por parte do credor ou do devedor;
  • Datas de início e fim: apresenta a data de início e a data expectável de término de cada contrato;
  • N.º de devedores do contrato: indica a quantidade de pessoas responsáveis por cada contrato;
  • Montantes:
    • Total em dívida: indica a totalidade do valor que o consumidor deve à instituição (inclui capital, capital vincendo, juros e outros valores vencidos; não inclui juros vincendos);
    • O valor total em incumprimento:
      • Vencido: valor do crédito que se encontra em atraso;
      • Abatido ao ativo: crédito que está em incumprimento e que a instituição tem poucas expectativas de recuperar, mas que permanece responsabilidade de o consumidor regularizar;
    • Entrada em incumprimento: data do primeiro pagamento em atraso;
    • Potencial: é um valor que ainda não está em dívida, mas que está disponível para o consumidor. Se for utilizado, o valor passa para o “total em dívida”. É o caso dos cartões de crédito ou com os descobertos autorizados;
  • Prestação: valor da prestação total (capital e juros);
  • Periodicidade: frequência de pagamento da prestação;
  • Garantias: indica quais as garantias exigidas pela instituição para assegurar o reembolso do capital.

No quadro síntese – a segunda parte do Mapa – pode observar-se uma grande parte da informação constante da primeira parte, mas, desta vez, apresentada por tipo de responsabilidade (a interpretação mantém-se). Quanto a informação nova, tem:

  • Conjunto/Individual: os créditos são agrupados pela sua titularidade, isto é, os créditos detidos pelo consumidor em conjunto com outros titulares são agrupados no “conjunto”, enquanto, aqueles em que o consumidor é o único titular, são agrupados em “individual”;
  • Produto financeiro: apresenta informação sobre o tipo de produto; aqui, todos os produtos do mesmo tipo estão agregados, mesmo que de entidades diferentes. Por exemplo, se o consumidor tem dois créditos pessoais, irá aparecer associada a esta tipologia de produto, a soma dos valores em dívida dos dois créditos;
  • N.º de produtos: indica quantos são os produtos correspondentes ao valor total reportado;
  • Produtos com garantia: indica quantos dos produtos financeiros tiveram garantia constituída;
  • Instituições e produtos financeiros:
    • N.º de instituições que reportaram responsabilidade de crédito, sejam dívidas ou potenciais;
    • N.º de instituições que comunicaram incumprimento;
    • N.º total de produtos de crédito detidos pelo consumidor titular do Mapa.

 

Como Consultar?

Consultando a CRC, é possível obteres o teu Mapa. Podes fazê-lo num balcão ou no site do BdP. No caso de preferires atendimento presencial, deves efetuar um pedido de agendamento de atendimento antes de te dirigires ao balcão.

mapa de responsabilidades do banco de portugal
Fonte: bportugal.pt

Para obteres o Mapa através do site, é necessário fazer a autenticação com os dados do Portal das Finanças ou através do leitor de Cartão de Cidadão. O processo é muito simples:

  1. Acede à CRC;
  2. Seleciona o período do Mapa (por defeito o sistema seleciona o último mapa disponível, mas é possível escolher um mês dos últimos cinco anos);
  3. Aceita os termos e condições e clica em ‘Autenticar e obter mapa’;
  4. Faz a autenticação;
  5. O sistema gera um documento PDF, automaticamente descarregado para o computador.
Fonte: bportugal.pt

 

Qual a importância do Mapa de Responsabilidades?

O principal objetivo do Mapa de Responsabilidades é permitir às instituições de crédito a consulta de toda a situação financeira do consumidor, por forma a realizar uma adequada avaliação de risco aquando de um pedido de concessão de crédito. A instituição pretenderá entender as responsabilidades de crédito que o consumidor tem, se estas se encontram regularizadas e se o consumidor já está muito exposto ao crédito. Também possibilita o cálculo da taxa de esforço do consumidor.

Para o consumidor, revela-se importante a sua consulta, assim como de outras bases de dados disponibilizadas pelo BdP, para evitar surpresas junto das instituições. A título exemplificativo, uma conta à ordem julgada cancelada, mas que não estando, é cobrada anuidade; essa anuidade, não sendo paga, é reportada ao BdP como incumprimento. Quem é fiador ou avalista, também pode ir consultando a situação do crédito e evitar dissabores.

Como podes ver, qualquer consumidor que contrate um crédito terá a sua informação na CRC, e isso não é necessariamente negativo. Mesmo estando a cumprir atempadamente com as responsabilidades de pagamento, constarás da CRC e terás acesso ao teu Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *