Fica a conhecer os tipos de imóveis que deves considerar antes de comprar casa

tipos de imóveis

Hoje queremos dar-te mais um aspeto que podes considerar quando decidires comprar casa – os tipos de imóveis. Não nos referimos à tipologia da habitação, mas sim àquilo que ela significa na decisão pela melhor solução. Já vamos explicar.

Decidir de forma consciente e informada num processo de compra de habitação, não é tarefa fácil. Todos os detalhes contam, e todos, implicam uma decisão que tem que ser tomada. Desde a localização, o tamanho e a tipologia da casa, o investimento necessário, o pedido de crédito habitação, são tudo aspetos que exigem rigoroso conhecimento, dada a complexidade e burocracia exigida nestes setores.

Na maioria das vezes, quando alguém pensa em comprar casa, a primeira coisa que faz é pegar no computador e pesquisar por casas para comprar, mas esquecem-se de que existem outras opções.

As possibilidades quanto à compra de casa, podem ser:

  • Comprar casa nova ou usada
  • Comprar na planta
  • Comprar imóvel da banca

Estes são os tipos de imóveis cujas diferenças e vantagens deves conhecer pois acarretam, efetivamente, realidades distintas. Analisemos cada um deles.

 

Tipos de imóveis no mercado imobiliário:

 

Comprar Imóvel Novo

Esta é a opção considerada em primeiro lugar quando não se deseja efetuar obras, construir de raiz ou esperar que a casa fique disponível após a saída de anteriores inquilinos. Um imóvel novo e pronto a usar pressupõem que este ainda não tenha sido habitado e que todas as obras estejam concluídas. Apresenta vantagens como ter instalações elétricas e equipamentos tecnológicos atualizados, inexistência de necessidade de obras de manutenção e possibilidade de personalização a gosto.

Desta forma, o grau de valorização da habitação é elevado, assim como o valor de compra.

 

Comprar Imóvel Usado

Um imóvel usado pressupõe que este já tenha sido habitado anteriormente. Daí pode perceber-se a necessidade de realizar obras de remodelação ou de aguardar que a casa fique disponível. Neste tipo de imóvel é comum ver-se processos burocráticos mais extensos e custos de realização de contrato imputados aos compradores.

A principal vantagem neste tipo de imóvel está no preço, que, à partida, será consideravelmente mais baixo. Na maioria das vezes, ainda se observa uma disponibilidade dos proprietários para negociar o valor.

 

Comprar Imóvel na planta

Para quem desconhece esta expressão, ela quer dizer que estarás apenas a comprar a planta do imóvel, porque este ainda não foi construído ou está em fase inicial.

Trata-se de uma promessa de construção e entrega da habitação que apresenta custos de aquisição mais reduzidos, no entanto, o grau de valorização é bastante elevado. Neste caso deves procurar fazer uma análise comparativa entre o valor do imóvel na planta e uma habitação disponível para compra na mesma região. Se te parecer vantajoso, deves então proceder à reserva da habitação. Nestes casos, geralmente se assiste ao pagamento de 10% do valor do imóvel, aquando da reserva e assinatura do contrato. Só depois de a construção estar concluída é feito o pagamento do valor restante.

Uma das principais vantagens em adquirir um imóvel na planta é a possibilidade de participar no processo de construção contribuindo para a escolha de materiais e acabamentos, decoração, entre outros, mas em contrapartida terás que aguardar a finalização da obra.

 

Comprar Imóvel da Banca

Comprar imóvel da banca significa que o imóvel pertence ao banco, cuja aquisição acontece através de um leilão. Normalmente estes tipos de imóveis têm um valor e spread mais atrativos e menores custos e encargos. Em termos de financiamento, este é de 100% do total da habitação.

Se acha que esta pode ser uma boa opção de compra para si, por apresentar vantagens competitivas, faça uma pesquisa pelas diversas instituições de crédito, vai encontrar nos respetivos websites informação sobre imóveis. Também a Segurança Social disponibiliza este serviço.

 

Conclusão sobre os tipos de imóveis que existem

Entre novo e usado, em construção ou a construir, e, imóveis que pertencem à banca, as características são distintas e as vantagens podem ser mais ou menos significativas, conforme a escolha que efetuares. Procura sempre analisar todas as opções que tens ao teu alcance. Umas poderão não servir as características que desejas outras poderão estar fora do orçamento que tens planeado, mas estamos convictos, de que encontrarás certamente a casa ideal para ti e para a tua família.

Se precisares de mais ajuda, não deixes de ler o nosso blog para mais informações imobiliárias.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *