
Cidade, sede concelhia e capital de distrito, Leiria localiza-se na região Centro da Beira Litoral portuguesa, onde combina na sua paisagem, o mar sempre presente e a beleza arquitetónica, característica das suas raízes culturais. Redigimos este artigo para descortinar qual a melhor zona para viver em Leiria e podemos já adiantar que esta região se tem demonstrado uma zona atrativa para a construção de raízes familiares, incluindo a vida académica e laboral, não só pela qualidade dos recursos económicos e materiais, como também pela riqueza e beleza dos recursos naturais e culturais.
No decorrer deste artigo vais encontrar informações que te permitirão conhecer o distrito e a cidade de Leiria para que possas escolher a melhor zona para viver em Leiria.
Índice de Conteúdos
O Distrito de Leiria versus a Cidade de Leiria
Oportunidades de trabalho
Melhor zona para viver e estudar em Leiria
Custo de Vida
Pontos Turísticos de Leiria
Qual a melhor zona para viver em Leiria?
O Distrito de Leiria versus a Cidade de Leiria
O distrito de Leiria apresenta uma área total de 3.506 km2 e 458 mil habitantes (dados de 2021) distribuídos pelos seus 16 concelhos, os quais são:
- Alcobaça
- Alvaiázere
- Ansião
- Batalha
- Bombarral
- Caldas da Rainha
- Castanheira de Pera
- Figueiró dos Vinhos
- Leiria
- Marinha Grande
- Nazaré
- Óbidos
- Pedrógão Grande
- Peniche
- Pombal
- Porto de Mós
O concelho de Leiria tem como freguesias:
- Amor
- Arrabal
- Bajouca
- Bidoeira de Cima
- Caranguejeira
- Coimbrão
- Maceira
- Milagres
- Regueira de Pontes
- União das freguesias de Colmeias e Memória
- União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
- União das freguesias de Marrazes e Barosa
- União das freguesias de Monte Real e Carvide
- União das freguesias de Monte Redondo e Carreira
- União das freguesias de Parceiros e Azoia
- União das freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça
- União das freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista
- União das freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa
Apresentando-se como o mais populoso do distrito sendo o único com mais de 100 mil habitantes. Depois deste, apenas Alcobaça, Caldas da Rainha e Pombal têm mais de 50 mil habitantes. Um outro facto que te pode ser relevante aquando da escolha da melhor zona para viver em Leiria, é o indicador que diz que o concelho de Leiria é aquele cuja percentagem de população com mais de 65 anos, é a menor, de entre todos os concelhos do distrito.
Oportunidades de Trabalho
A dinâmica económica do distrito de Leiria é, predominantemente, urbano-industrial, havendo apenas alguns concelhos que se mantêm maioritariamente agrícolas e rurais. A agricultura apresenta uma grande oferta de trabalho sazonal nas épocas de colheita. Para quem trabalha nesta área, estas ofertas podem representar uma ótima abertura de portas.
O setor industrial encontra-se, principalmente nos concelhos de Leiria, Alcobaça, Marinha Grande, Pombal e Caldas da Rainha, os quais garantem 70% das unidades industriais do distrito e 75% do emprego no setor secundário. Predominam as indústrias do fabrico de moldes metálicos, a indústria extrativa, transformadora e construção civil.
Por sua vez, o setor terciário assume mais de 50% de todo o tecido empresarial do distrito de Leiria, onde cerca de 70% das empresas cobrem as áreas do comércio e serviços, tais como, entidades bancárias, seguradoras, empresas de transporte, de serviços de saúde e ensino.
Melhor zona para viver e estudar em Leiria
O sistema de ensino português é frequentemente citado nos primeiros lugares dos rankings mundiais como um dos melhores. A cidade de Leiria conta com dezenas de escolas desde o ensino básico ao superior cuja missão pretende garantir uma educação de qualidade, sucesso e equidade – indica a Câmara Municipal de Leiria. No que se refere ao Ensino Superior, o Instituto Politécnico de Leiria contempla uma ampla oferta de cursos distribuídos por 5 escolas – a Faculdade de Educação e Ciências Sociais, a Faculdade de Tecnologia e Gestão, a Faculdade de Artes e Design, a Faculdade de Turismo e Tecnologia do Mar e a Faculdade de Saúde.
Custo de Vida em Leiria
Para teres uma noção do custo de arrendamento em Leiria, existe uma variação de 24 pontos percentuais entre o arrendamento no centro da cidade e nos arredores. A título de exemplo, para um T1 os preços variam entre 356 euros e 468 euros; para um T3 os preços podem rondar 525 euros e 687 euros.
No que se refere aos meios de transporte disponíveis, Leiria pode obrigar-te a ter carro. A Cidade não dispõe de metro ou comboio, mas tem uma razoável rede de autocarros apesar de se restringirem maioritariamente ao centro da cidade e com escassez ao fim de semana. Para teres uma ideia do custo, o passe mensal da rede de autocarros tem um preço de cerca de 18 euros. No entanto, para “colmatar” a deficiente rede de transportes públicos, a cidade tem muitas ciclovias, o que do distrito a torna em uma da melhor zona para viver em Leiria.
Pontos Turísticos de Leiria
Leiria é uma cidade muito antiga, cujos vestígios apontam para a existência de povoação romana tendo sido, mais tarde, conquistada por D. Afonso Henriques que construiu castelos e muralhas. São exemplos de pontos turísticos de Leiria:
- Sé, de estilo renascentista;
- Castela da Capela da Nossa Senhora da Pena, de estilo gótico;
- Paço da Alcáçova, de estilo gótico;
- Mosteiro da Batalha;
- Mosteiro de Alcobaça.
Sendo o distrito pouco montanhoso, as suas principais elevações são as serras de Sicó, Aire e Candeeiros numa altitude máxima de 618 metros, na serra de Alvaiázere. Na sua costa ficam situados alguns dos acidentes do litoral mais conhecidos como:
- Concha de S. Martinho do Porto;
- Tômbolo de Peniche;
- Lagoa de Óbidos:
- Cabo Carvoeiro, onde se conseguem avistar as ilhas das Berlengas.
Qual a melhor zona para viver em Leiria?
Considerando a cidade, as melhores zonas para viver em Leiria são aquelas cuja localização é próxima do centro da cidade e que possuem uma boa rede de comércio, porquanto o transporte público deixa muito a desejar.
Na cidade, a melhor zona para viver em Leiria, podem ser as freguesias de:
- Gândara dos Olivais;
- Marrazes;
- Parceiros;
- Centro Histórico.
Leiria tem sido considerada como uma das melhores cidades para morar em Portugal tendo em conta excelentes infraestruturas de comércio, escolas e politécnicos, espaços de restauração, centros de saúde e hospitalares e, a agitação na medida certa, no centro da cidade.
Não esquecendo a qualidade de vida, no que se refere ao bem-estar físico e mental, é de destacar o baixo índice de criminalidade e a marcada preocupação com o meio ambiente. A Câmara Municipal incentiva a reciclagem, faz o monitoramento da qualidade do ar e dos indicadores de salubridade urbana, dispõe de projetos de hortas comunitárias, valorização da agricultura, entre outros incentivos.
Este artigo foi-te útil? Deixa-nos saber nos comentários.
Espero encontrar o que busco, para arrendar.
T0, ou T1
Olá Maria,
No nosso portal podes efetuar a pesquisa de casas para arrendar de acordo com as tuas preferências – localidade e tipologia da habitação. Se precisares de ajuda, estamos disponíveis.
Cumprimentos,
A equipa imóvel.pt