Casa Inteligente: O que é uma Smart Home e quais são seus benefícios?

casa inteligente

Ainda não tens uma Smart Home ou, em português, Casa Inteligente? Dispositivos conectados são um conceito cada vez mais conhecido que inclui todos os tipos de elementos que vão desde smartphones, computadores, carros e sensores, a produtos encontrados nas casas, como interruptores, aparelhos elétricos ou sistemas de climatização. Quando introduzimos todos eles na nossa casa e os conectamos, obtemos funcionalidades incríveis que melhoram nossa qualidade de vida e facilitam grande parte das tarefas que fazem parte do nosso dia a dia em casa.

O conhecido conceito de “Internet das coisas” é real, e hoje, muitas famílias já estão a beneficiar das vantagens de viver numa casa inteligente. Graças a este conceito, os dispositivos conectados são cada vez mais usados ​​e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Em 2050, haverá mais “coisas conectadas” do que os humanos na Terra, o que significa que a maioria de nós viverá numa casa inteligente.

 

O que é uma casa inteligente e quais tipos existem?

Smart Home, Casa inteligente ou Domótica são termos que se referem a casas equipadas com dispositivos conectados capazes de automatizar funções e até prever rotinas de acordo com nossos hábitos. Aceder à tua casa pelos teus telemóveis, tablets ou até por comando de voz, já faz parte do presente. As vantagens de ter uma casa inteligente incluem maior conforto, eficiência energética, segurança e facilidade de desfrutar da nossa casa.

casa inteligente

 

Vantagens e aplicações de uma casa inteligente

Entre os muitos benefícios que encontramos numa casa inteligente, como já comentamos anteriormente, temos conforto, comodidade, eficiência energética, segurança e até lazer e entretenimento.

As principais funções de cada um deles são explicadas a seguir, bem como podem contribuir para o teu dia a dia.

 

Conforto e comodidade

O conforto é, sem dúvida, o elemento diferenciador das casas inteligentes. De repente, as tarefas diárias que repetimos dia após dia são feitas sozinhas ou apenas com um comando de voz, sem termos que nos levantar ou parar de fazer alguma coisa. Estas são algumas das possibilidades existentes:

Automatização de estores e persianas: com isto pode controlar todas as persianas com um clique. Por exemplo, já não será necessário baixá-las uma a uma, e, ao premir uma única tecla antes de sair de casa, irá garantir que todas ficam fechadas.

Cenário de boas-vindas: podemos criar uma cena que nos permite, ao chegar a casa e premir uma única tecla, ativar os dispositivos previamente selecionados. Por exemplo, as luzes da sala de jantar podem ser acesas a 50%, a luz do candeeiro a 100%, a luz da cozinha a 30% e a persiana pode ser aberta até 50%. Tudo isto decidido por ti e de acordo com tuas necessidades.

Um acordar tranquilo: A experiência faz a tua casa acordar contigo e ao teu próprio ritmo. Acender a luz aos poucos, abrir lentamente as persianas, ligar o rádio e muito mais, tudo para ter o melhor despertar possível.

Controla a tua casa usando os assistentes de voz: se tiveres um assistente de voz Alexa ou Google Assistant, poderás controlar os dispositivos através da voz. Podes fazer isso individualmente, e controlar, por exemplo, as cortinas do quarto.

 

Eficiência energética

Eficiência energética é outro dos grandes benefícios de uma casa inteligente. Ser capaz de automatizar e controlar todos os nossos dispositivos remotamente, permite-nos controlar ainda mais, o que gastamos. Além disso, os eletrodomésticos inteligentes tendem a ser eficientes em termos de energia, ajudando a reduzir o consumo e a poupar na fatura da luz.

Controlo da climatização: controla o teu sistema de aquecimento, dispõe de caldeira ou instalação de pavimento radiante, tanto hidráulico como elétrico, e centralizado ou por zonas. Para decidir o ambiente de cada espaço podes escolher entre 3 modalidades: manual, que se baseia no controlo de temperatura independentemente do horário configurado, a modalidade automática, onde até 4 faixas horárias diferentes são configuradas para cada dia da semana, e, o modo férias, que permite que mantenhas a tua casa a uma temperatura adequada quando estiveres longe.

Temporizador das luzes ou tomadas elétricas: a melhor forma de corrigir o descuido das luzes acesas na casa de banho, no corredor ou nas escadas. Para evitá-los, podes configurar, através da App, que desligue automaticamente as luzes após um determinado tempo, ou substituir o mecanismo por um detetor de presença que é configurado para que a luz se desligue automaticamente.

Controlo de consumo: elimina o famoso consumo fantasma (standby) de todos os aparelhos elétricos desligando tudo em simultâneo através de um único botão.

casa inteligente
Fonte: freepik

 

Segurança

Quando saímos de férias ou ficamos algum tempo fora de casa, há sempre algum receio que a nossa casa seja alvo de roubos ou que haja algum tipo de acidente. Com uma casa inteligente, este tipo de preocupação acaba, pois é possível saber o estado da mesma acedendo ao smartphone que tenha um tarifário de dados móveis.

Simulação de presença: proteje a tua casa quando estás fora. Acendendo as luzes ou levantando e baixando as cortinas podes simular que há gente em casa. Esta simulação pode ser ativada por um cronograma (para um horário previamente estabelecido).

Câmaras IP: integrar câmaras IP em casa é extremamente simples. Podes ver o estado da tua casa onde quer que estejas, através do teu telemóvel ou do teu tablet. Podes aproveitar as tuas férias com tranquilidade, sabendo que a tua casa está segura. Este é apenas mais um exemplo dos grandes benefícios de ter uma casa inteligente.

 

Lazer e entretenimento

Cenas de luzes e persianas: Na tua sala podes criar um ambiente ideal para jantar, assistir televisão, ler, conversar entre amigos, etc. Podes ainda configurar cada ambiente de forma diferente, regulando a luz e as persianas. Seja um jantar romântico, uma sessão de cinema, uma festa de aniversário ou simplesmente para ler um livro, é possível ajustar e configurar as luzes e as persianas de uma maneira muito simples e eficaz. A isto juntam-se também os assistentes de voz, tanto para colocar mais ou menos luzes, um filme ou uma música.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *