Apoio Janelas Eficientes 2021: Consegue 70% de financiamento a fundo perdido

Apoio Janelas Eficientes 2021

Estão abertas, até 30 de novembro, as candidaturas ao apoio janelas eficientes 2021, que visam a melhoria da eficiência energética dos edifícios.

De acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – sendo um instrumento estratégico de recuperação das economias europeias, após os graves impactos da pandemia – identifica a aposta na eficiência energética como uma prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática.

O Programa Edifícios + Sustentáveis faz parte da iniciativa que promove a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética e hídrica e a economia circular, contribuindo assim para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios.

A primeira fase de candidaturas ao apoio janelas eficientes 2021 superou as expectativas, tendo esgotado a dotação orçamental prevista, à qual foi somado um reforço, totalizando 9,5 milhões de euros de apoios concedidos.

É agora lançada a segunda fase do programa de apoio janelas Eficientes 2021, especialmente dedicado à renovação dos edifícios por todo o país, e conta com uma verba de 30 milhões de euros disponibilizados através do Fundo Ambiental, que visam financiar em 70% o investimento em soluções de reabilitação dos edifícios residenciais com o objetivo de melhorar o desempenho energético e hídrico destes.

Os projetos de financiamento podem apoiar a substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, a instalação de equipamentos de produção de energia renovável e sistemas de isolamento térmico, sistemas de aquecimento ambiente e águas, e ainda, intervenções para incorporação de arquitetura bioclimática.

Cada candidatura tem um limite de apoio que pode variar entre 7.500 EUR e 15.000 EUR, dependendo do tipo de habitação. Podes candidatar-te até 30 de novembro no website do Fundo Ambiental.

Se quiseres saber mais sobre o Programa Edifícios + Sustentáveis, podes ler o nosso artigo onde explicamos tudo em detalhe. Clica aqui.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *