Bolha imobiliária em Portugal e no mundo: o que deves saber

bolha imobiliária em portugal

De acordo com um estudo realizado pela Bloomberg Economics – empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro – algumas das maiores economias do mundo, estão a aproximar-se do risco de bolha imobiliária em portugal no atual período pós-pandêmico.

 

O que significaria uma bolha imobiliária em portugal?

Bolha imobiliária é uma expressão usada para descrever a valorização indiscriminada nos preços dos imóveis, durante um determinado período de tempo, seguida de uma desvalorização. Por outras palavras, representa a subida do preço das habitações causada pela superior procura em relação à oferta. O mercado imobiliário global vive um aquecimento, crescendo o risco de uma nova crise imobiliaria, semelhante à vivida em 2008 e que conduziu à Grande Recessão da Economia. O economista-chefe, responsável pelo estudo da Bloomberg Economics refere que “um cocktail de ingredientes está a fazer subir os preços das casas a níveis sem precedentes em todo o mundo”.

Entre os principais indicadores que atualmente contribuem para o risco de uma bolha imobiliária em portugal estão as baixas taxas de juros, os incentivos fiscais oferecidos pelos governos aos compradores, o aumento do interesse dos trabalhadores em regime de home-office em adquirir casas maiores, a baixa oferta de habitações e as expectativas de uma recuperação sólida da economia pós-pandemia. Após este período de aquecimento é expectável uma desvalorização do preço dos imóveis por razões que poderão ir desde a indisponibilidade dos bancos em conceder crédito, à descida natural da procura por habitação, levando desta forma, à rutura da bolha imobiliária em portugal.

É nesta altura que pode existir uma real queda do valor imobiliário, traduzindo-se numa oportunidade para lucrar nesse mercado devido à elevada capacidade de recuperação do setor. Comumente se vê investidores tirarem partido de uma bolha imobiliária em portugal, comprando habitações quando o preço está baixo e vendendo quando identificam que os preços não subirão mais.

 

O risco de uma bolha imobiliária em portugal

O estudo da Bloomberg analisa cinco variáveis ​​para prever a possibilidade de risco de uma bolha imobiliária em portugal, sendo elas:

1) a relação entre preços e arrendamentos,

2) a relação entre preços e rendimentos,

3) o crescimento real dos preços,

4) o crescimento nominal dos preços, e

5) o crescimento do crédito em termos anuais.

bolha mercado imobiliario
Fonte: Bloomberg

Através destes indicadores, os resultados deste estudo indicam que em muitos países da OCDE, os preços estão agora mais altos, comparativamente com o período pré-crise financeira de 2008. De acordo com o relatório divulgado, que apresenta uma lista de 23 países em risco de atingir uma bolha imobiliária, Canadá e Nova Zelândia ocupam os primeiros lugares, seguindo-se a Suécia, a Noruega, a Austrália, a Bélgica, o Reino Unido, a Holanda, a Irlanda e a Dinamarca. Na posição 16 deste ranking surge o risco de uma bolha imobiliária em portugal.

Fora do top 10, tal como Portugal, estão os países: Espanha, Áustria, França, Estados Unidos, Suíça, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Japão e as Coreias do Norte e Sul. Apesar do risco global atual de uma bolha imobiliária, o estudo prevê um arrefecimento da situação se as projeções macroeconómicas se mantiverem.

 

Conclusão: O Mercado imobiliário vai cair?

Para finalizar o relatório, o economista Niraj Shah, acrescenta:

“À medida que aumentam as métricas de risco de uma bolha imobiliária em portugal, como taxas de juros ainda baixas ou políticas macroprudenciais em vigor, é mais provável que o próximo período seja caracterizado mais por um arrefecimento do que por um colapso”.

Avatar photo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *